Wednesday 14 October 2015

Bolbos - Época de plantar Bolbos

Estamos na altura de plantar bolbos!
Geralmente faz-se por esta altura, entre setembro e dezembro, mas tem estado tanto calor e eles precisam de apanhar um pouco de frio que se calhar esperar por novembro será uma boa ideia. Se plantarmos com um mês de diferença somos capazes de ter os vasos floridos durante muito tempo na Primavera.

Neste video da Praça da Alegria o Luís Alves, o engenheiro agrónomo  do já muito conhecido Cantinho das Aromáticas fala no assunto e dá óptimas dicas


O mais importante para quem não tem jardim (como eu) é saber que os bolbos também se dão bem em vasos e pode-se misturar espécies por que são bons vizinhos. Só é preciso ter cuidado e não saturar a área toda dando algum espaço às plantas.

Algumas espécies são:
  • Crocus
  • Anemonas
  • Jacintos
  • Campainhas-de-Inverno
  • Tulipas
Quando as flores todas murcharem é só cortar a planta a nível do solo e desenterrarem-se os bolbos. Esperamos que eles sequem completamente o resto das folhas ao ar livre e podemos guarda-los para o ano seguinte no lugar fresco e escuro.

Ao pesquisar este assunto encontrei uma actividade realizada pela Escola 1º Ciclo e jardim de infância de Coucieiro que achei super fofa!



Os jacintos também crescem quando em contacto com a água, mas tem que ser em recipientes especiais porque a água só pode tocar na ponta do bolbo. Neste blog podem ver um exemplo dos vasos super especiais que podem ser utilizados Pequenos Nadas....
No sábado vou comprar os meus primeiros bolbos de jacinto naquela lojinha de sementes perto do Bolhão e experimentar no que dá! Tenho é que conseguir um pedacinho de carvão... Talvez nos senhores das castanhas ;).

No comments:

Post a Comment